Skip to content

Pequeno Grupo

27 de abril de 2009

8 RAZÕES PARA VOCÊ PARTICIPAR DE UM PEQUENO GRUPO (PG)

1. Você entenderá melhor a Bíblia: Se já aconteceu com você de, após ouvir o Pastor fazer uma pregação ou o após ouvir o seu professor de estudos bíblicos, ter vontade de parar aquela pessoa e pedir mais explicações sobre o que ela falou, então você precisa de um Pequeno Grupo. Pregação e ensinamento são meios de comunicação. Você ouve enquanto o outro fala. É excelente para adquirir conhecimento, mas não para efetivamente aplicar na sua vida pessoal. Nas reuniões de pequenos grupos, você pode perguntar e esclarecer suas dúvidas, participar de discussões sobre um determinado texto bíblico e ouvir as opiniões pessoais das outras pessoas sobre aquela passagem. A Bíblia deve ser aplicada nas suas próprias situações pessoais e isto acontece melhor num Pequeno Grupo.

2. Você começará a realmente se sentir como parte da Família de Deus: Muitas pessoas que estão participando de um pequeno grupo dizem que o maior benefício é o relacionamento mais próximo e as novas amizades que elas desenvolvem. Freqüentemente eles telefonam, uns para os outros durante a semana para compartilhar um pedido de oração urgente ou conversar sobre assuntos de estudo e da própria Igreja. Você descobrirá que suas necessidades e problemas não são uma exclusividade sua; “estamos no mesmo barco”. Isto nos ajuda a ver que outras pessoas estão enfrentando as mesmas dificuldades, ou passaram por elas e agora podem compartilhar o que aprenderam nestes momentos difíceis.

3. A oração terá mais significado para você: Muitas pessoas ficam envergonhadas de orar na frente dos outros, especialmente numa Igreja grande, durante um culto. No pequeno grupo você aprenderá a participar nas orações através de uma conversa mais próxima com Deus. Ninguém é pressionado a orar, mas por sentir-se mais confortável diante de pessoas conhecidas e em menor número, você ficará a vontade para pedir orações e orar junto com os outros. Há na Bíblia várias promessas relacionadas com orações em grupo. Orando junto com outras pessoas, estaremos intercedendo juntos e podemos achar respostas para as necessidades de nossas vidas.

4. Você estará melhor preparado para lidar com o stress e as pressões: O pequeno grupo proporciona excelente apoio em tempos de crises. Você tem uma sensação de estabilidade e segurança sabendo que há pessoas realmente preocupadas com você e comprometidas a estarem sempre cuidando de você. Quando alguém perde o emprego, ou tem uma pessoa da família doente, ou uma mãe precisa de uma babá – estas são necessidades práticas que serão levadas naturalmente aos cuidados do seu pequeno grupo. É o seu pequeno grupo que irá coordenar e suprir as necessidades da sua família em tempos de dificuldades. Muitas pessoas em nossa Igreja podem testemunhar que elas não conseguiriam passar por momentos de dificuldades se não tivessem tido o apoio do seu pequeno grupo. Além disso, temos vários grupos especiais de apoio para problemas como alcoolismo, dificuldades financeiras, dependência de drogas e outras necessidades.

5. Você desenvolverá um modo natural para compartilhar Cristo com seus parentes, amigos e colegas de trabalho Talvez seja difícil levar para a Igreja alguns dos seus amigos que ainda não conhecem Jesus. Eles têm uma idéia pré-concebida a respeito disso e colocam-se na defensiva. Mas estas mesmas pessoas podem aceitar um convite para um estudo casual da Bíblia na sua casa durante a reunião do seu pequeno grupo. Na reunião de pequeno grupo, seus amigos não crentes podem fazer perguntas e expressar suas dúvidas sem se sentirem pressionados. Quando estes seus amigos virem o anos, o calor humano e a honestidade no seu grupo, isto pode fazê-los mais receptivos às Boas Novas de Deus.

6. Você desenvolverá habilidades de liderança que você nunca soube que tinha! A Bíblia ensina que a todo crente é dado certos talentos ou “presentes” para ajudar e beneficiar outras pessoas da família de Deus. Infelizmente a maioria dos Cristãos permanece como espectadores por toda sua vida, por que reuniões de grandes grupos, como cultos, são do tipo “sente-se e ouça”. Quando você compartilha e participa de uma reunião de pequeno grupo, você descobrirá suas confidencias e sua auto estima irá crescer. Isto o ajudará no seu trabalho, na Igreja e em todos os outros relacionamentos.

7. Você aprofundará seu entendimento sobre adoração: Muitos crentes, erradamente acreditam que adoração acontece somente nos cultos da Igreja, com pregação, coro e ofertas. Adoração acontece toda vez que focamos em Deus. Algumas vezes a adoração acontece de forma mais intensa durante a reunião do pequeno grupo. Em Saddleback, nós temos autorizado o Pastor líder de cada pequeno grupo para servir a “Ceia do Senhor” sempre que o pequeno grupo quiser fazer uma reunião de comunhão.

8. Você será um Cristão do Novo Testamento: O livro de Atos é muito claro sobre como Deus quer o povo Dele cresça e tenha suas necessidades atendidas na igreja. Nós nunca poderemos contratar pastores suficientes para satisfazer todas as necessidades individuais em nossa família. Deus nunca quis isto deste modo.

 “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”. Atos 5:42

“Saudai também a igreja que está em sua casa”. Rom. 16:5

About these ads

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: